Saturday, February 04, 2006

Friducha!!


Os anos que esperei por isto!!
Há muito que alimento o sonho de viajar até Coyócan, só para visitar a Casa Azul.
O México, para mim, começou por se chamar Frida Kahlo. Qual Diego Rivera, qual panzón, qual fronteira de gringos, qual cacto no deserto!! Ao lado de Friducha, só cabem as pirâmides e os próprios mexicanos, com a sua intrigante e arrebatadora festa dos mortos, as casas e cantinas da cor da terra, do céu, dos frutos e pássaros exóticos, camponeses velhos, de pele enrugada e sorrisos contagiantes.
Quero perder-me nos mercados, tropeçar em rituais e procissões, enjoar-me de feijão e fajitas, chorar com o picante, andar à boleia, ouvir histórias de americanos e conterrâneos emigrados na terra prometida, comer caveiras de açúcar, descobrir os vestígios de balas no edifício da ópera, estender a pele ao sol até escurecer.
Este é o México de Frida. Este é o México que me aguarda.
Planeei ir à Galiza para poder olhar para um quadro de Frida, uma única vez que fosse em toda a minha vida, mas com grande tristeza tive de desistir dos meus planos à última da hora. Nunca imaginei que, mais tarde, esses mesmos planos acabassem por vir até mim, sem nada fazer por isso. E como se não bastasse, os quadros de Frida escolheram o meu «quintal« para repousar durante uns dias!! Estou nas nuvens. Mal posso esperar pelo dia em que vou ficar frente a frente com a 'Coluna Partida', o meu quadro preferido de Kahlo...

1 Comments:

Blogger onan said...

quero estar contigo, de mãos dadas, a ver essa tão amada "coluna partida". estarás ao meu lado a mirar o "duas fridas" (o meu grande amor).

é verdade? ainda quase não creio que é verdade.
no entanto a casa azul espera por ti e por mim.

3:37 AM

 

Post a Comment

<< Home