Monday, August 14, 2006

No dia em que partimos

"Todos acabaríamos por morrer e, quando os nossos corpos fossem levados e enterrados no cemitério, só os nossos amigos e familiares saberiam que nós tínhamos partido. As nossas mortes não seriam anunciadas na rádio, nem na televisão (...). Ninguém escreveria livro nenhum sobre nós. Essa é uma honra reservada aos poderosos, às celebridades, àqueles que possuem talentos excepcionais (...)."*

Entre nós ficou muito mais do que alguma vez poderá ser escrito. Aquilo que nunca soubemos verbalizar, que nunca quisemos passar para palavras, por ser impossível descrevê-lo.

Faz hoje 1 ano que te vi vivo pela última vez, que te senti respirar, que te abracei e senti o calor do teu corpo, que pousei a minha mão sobre o teu coração, ainda a bater. Despediste-te de mim. Despedi-me de ti, dizendo que te amo. Amanhã partirás para sempre e eu parto contigo. Para sempre.

*Paul Auster, "As Loucuras de Brooklin"

Tuesday, August 08, 2006

Quando não sabemos o que queremos

Já alguma vez sentiram que estão com a pessoa errada no lugar certo? Ou aquela vontade de estar com ela, sem saberem muito bem porquê, mesmo conscientes de que aquela não é «a pessoa» que querem ter ao vosso lado?
Provavelmente este é dos sentimentos mais triviais, nada difíceis de encontrar no dia-a-dia de qualquer um mas, não sei porquê, sinto-me tremendamente estúpida quando estas coisas me acontecem.
É certo que ultimamente tenho sabido muito pouco sobre aquilo que quero e talvez por isso me vá deixando levar, para ver no que vai dar. Isso não é tanto o que me preocupa mas antes o facto de, mesmo certa de que aquela relação tem os dias contados, colocar-me sistematicamente em situações de teste e de comparação. Fico insegura, acho-me aquém do que gostaria de ser, tendo a comparar-me com outras mulheres, como se eu realmente necessitasse disso para gostar de mim. Às vezes pareço querer auto-flagelar e atiro-me para a arena na ânsia de me superar a mim mesma. Mas porquê? E a quem tenho eu de provar isso, se nem sequer gosto assim tanto dele?
Se há dias em que me sinto estúpida, este é um deles.